[EDITORIAL] A imagem como resistência

• Português

Foto: Silas de Paula

A imagem em seu sentido amplo mapeia hoje todo o nosso entendimento de mundo. Protagonista na contemporaneidade, é a linguagem da reflexão, da política, do debate. A imagem jornalística, documental, contemporânea, que se debruça sobre novas formas de narrativas imagéticas ‒ ficções documentais que nos apresentam e nos colocam em debate com nosso processo sócio-histórico.

É por isso que para esta edição da Revista Libero convidamos o pesquisador, fotógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará Silas de Paula para coordenar um dossiê sobre a imagem. Como provocação e norte deste número, Silas sugeriu o seguinte questionamento: “O que as imagens querem diante da dor dos outros? Será que somos capazes de realmente apreender a realidade por meio dos nossos sentidos?” A imagem que se apresenta potente e contundente é muito mais do que uma forma de representação social. Sem dúvida ela se insere na área do conhecimento, e cada vez mais é objeto de estudo dentro da Academia. Assim, diversos pesquisadores aceitaram o desafio proposto, e nos apresentam variadas formas de pensar a força da imagem na sociedade contemporânea. Sem dúvida nenhuma, algo premente na nossa sociedade. Filmes, cartoons, ilustrações, fotojornalismo. Uma miríade de possibilidades para avaliar esta sociedade que se apresenta imagética, mas ainda com a necessidade de uma ancoragem verbal para ser compreendida. É chegado, pois, o momento de pensar de forma cada vez mais aprofundada esta linguagem e aprender a decodificar seus códigos plenos de ideologia e mensagens.

Ainda citando o professor Silas: “a cultura contemporânea está muito mais baseada naquilo que vemos do que no que lemos e é necessário avaliar o ato de ver como um produto das tensões criadas pelas imagens externas e os processos mentais internos. As imagens que nos cercam transformam não só nosso mundo e as nossas identidades, mas têm um papel cada vez mais importante na construção da nossa realidade social”.

A este dossiê, se somam 6 textos de temática livre.

Boa leitura e boa visão!

Marcelo Santos (editor)

Simonetta Persichetti (editora)

Silas de Paula (editor convidado)

Dr. Marcelo Santos - Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Dra. Prof. Simonetta - Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2001).

Líbero 42

JUL. / DEZ. 2018 | ISSN: 2525-3166 | Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero