Sobre a Líbero

O que é

Líbero, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, de periodicidade semestral, publica trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros. Os textos enviados à revista para publicação (Ver Normas para Colaboradores) devem estar situados no campo de pesquisa articulado em torno da área de concentração do Programa, “Comunicação na Contemporaneidade”, e de suas linhas de pesquisa, “Processos midiáticos: tecnologia, imagem e mercado” e “Produtos midiáticos: jornalismo, imagem e entretenimento”.

  • Área de concentração “Comunicação na contemporaneidade”

São fortes os vínculos dessa área com as mudanças profundas que se vêm operando no universo da Informação e da Comunicação. Ela abrange os avanços tecnológicos, os sentidos e as práticas atuais do mercado e as diferentes interações sociais que atravessam e delineiam os processos midiáticos, com sua importância decisiva para a reconfiguração da Comunicação.

A área de concentração também reconhece que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera da informação jornalística quanto do entretenimento, dimensões estas cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia. Assume crescente importância a ampliação de espaços públicos articulados em rede e os novos perfis das interações comunicativas em diferentes arenas e espaços do cotidiano.

  • Linha de pesquisa “Processos midiáticos: tecnologia, imagem e mercado”

Nessa linha, a atividade comunicativa emerge dos múltiplos entrecruzamentos entre as práticas e experiências dos sujeitos, sociedades e culturas, a evolução de técnicas e dispositivos e a potencialidade presente nas novas formas de cognição e de reflexão por eles proporcionadas.

  • Linha de pesquisa “Produtos midiáticos: jornalismo, imagem e entretenimento”

Nessa linha, o estudo da produção simbólica midiática envolve a discussão das interfaces com o entretenimento pelo viés das narrativas da contemporaneidade. Os discursos e as produções culturais que exploram o imaginário são objeto de reflexão das pesquisas desta linha, abordando temas que entrelaçam jornalismo e imaginário, realidade e ficção, espetáculo e recepção crítica da informação.

Quem pode publicar na revista Líbero

Os editores da revista Líbero aceitam trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva, assinados, preferencialmente, por professores dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil, ou por professores e pesquisadores doutores estrangeiros da área de Comunicação, sempre que aderentes à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. A assinatura de pelo menos um professor doutor é indispensável. Não se aceitam trabalhos de co-autores que não tenham pelo menos o título de mestre.

Os textos, sob a forma de artigos ou resenhas, serão submetidos, inicialmente, à aprovação da Comissão Editorial para verificação de sua aderência à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa, a natureza de sua autoria e adequação às Normas para Colaboradores. Os artigos passarão em seguida pela avaliação de dois pareceristas externos ao Programa da Cásper Líbero. Havendo necessidade, um terceiro parecerista externo será acionado. No caso de aprovação com ressalvas, o texto será encaminhado ao autor para as devidas correções.

Leia mais